top of page

LISTA DE ATIVIDADES OPTATIVAS

Em elaboração!

Atividade optativa 3: Ranae ad solem (Fedro)

 

Após concluir as unidades 5 e 6 do Latinitas, você já pode fazer a Atividade Optativa 3. Para esta atividade, propomos a versão para o português da fábula de Fedro Ranae ad solem (I, 6). 

 

Baixe a Atividade Optativa Três

Baixe proposta de resolução da Atividade Optativa Três 

Atividade optativa 4: Epigramas (Marcial)

 

Após concluir as unidades 7 e 8 do Latinitas, você já pode fazer a Atividade Optativa 4. Para esta atividade, propomos a versão para o português de alguns epigramas de Marcial. 

 

Baixe a Atividade Optativa Quatro

Baixe proposta de resolução da Atividade Optativa Quatro 

Atividade optativa 5: Epistulae ad Lucilium (Sêneca, XIX, 112)

 

Após concluir as unidades 9 e 10 do Latinitas, você já pode fazer a Atividade Optativa 5. Para esta atividade, propomos a versão para o português de uma epístola de Sêneca a Lucílio (Epistulae ad Lucilium, XIX, 112). 

 

Baixe a Atividade Optativa Cinco

Baixe proposta de resolução da Atividade Optativa Cinco 

Atividade optativa 6: Poemas de Catulo (Carmina, 5 e 7)

 

Após concluir as unidades 11 e 12 do Latinitas, você já pode fazer a Atividade Optativa 6. Para esta atividade, propomos a versão para o português de dois poemas de Catulo (Carmina, 5 e 7). Além disso, há uma série de questões gramaticais de revisão dos conteúdos estudados até o momento. Após concluir a atividade, confira as propostas de tradução e de resolução dos exercícios que disponibilizamos.

 

Baixe a Atividade Optativa Seis

Baixe proposta de resolução da Atividade Optativa Seis 

Atividade optativa 7: Poemas de Sulpícia
 
(Corpus Tibullianum, III, 14 = IV, 8 e III, 15 = IV, 9)

 

Após concluir as unidades 13 e 14 do Latinitas, você já pode fazer a Atividade Optativa 7. Para esta atividade, propomos a versão para o português de dois poemas de Sulpícia (Corpus Tibullianum, III, 14 = IV, 8 e III, 15 = IV, 9). Além disso, há uma série de questões gramaticais de revisão dos conteúdos estudados até o momento. Após concluir a atividade, confira as propostas de tradução e de resolução dos exercícios que disponibilizamos.

 

Baixe a Atividade Optativa Sete

Baixe proposta de resolução da Atividade Optativa Sete 

Atividade optativa 8: Seleção de versos das Metamorfoses
 

 

Após concluir as unidades 15 e 16 do Latinitas, você já pode fazer a Atividade Optativa 8. Para esta atividade, propomos a versão para o português trechos das Metamorfoses de Ovídio. Além disso, há uma série de questões gramaticais de revisão dos conteúdos estudados até o momento. Após concluir a atividade, confira as propostas de tradução e de resolução dos exercícios que disponibilizamos.

 

Baixe a Atividade Optativa Oito

Baixe proposta de resolução da Atividade Optativa Oito 

Tiresias2.jpg
Atividade optativa 9: Seleção de versos das Metamorfoses
 

 

Após concluir as unidades 17 e 18 do Latinitas, você já pode fazer a Atividade Optativa 9. Para esta atividade, propomos a versão para o português trechos das Metamorfoses de Ovídio. Além disso, há uma série de questões gramaticais de revisão dos conteúdos estudados até o momento. Após concluir a atividade, confira as propostas de tradução e de resolução dos exercícios que disponibilizamos.

 

Baixe a Atividade Optativa Nove

Baixe proposta de resolução da Atividade Optativa Nove 

Atividade optativa 10: Mais versos das Metamorfoses
 

 

Após concluir as unidades 19 e 20 do Latinitas, você já pode fazer a Atividade Optativa 10. Para esta atividade, propomos a versão para o português de novos trechos das Metamorfoses de Ovídio. Além disso, há uma série de questões gramaticais de revisão dos conteúdos estudados até o momento. Após concluir a atividade, confira as propostas de tradução e de resolução dos exercícios que disponibilizamos.

 

Baixe a Atividade Optativa Dez

Baixe proposta de resolução da Atividade Optativa Dez 

Atividade optativa 11: Poemas de Horácio (Carmina, III-IV)

 

Após concluir as unidades 21 e 22 do volume azul do Latinitas, você já pode fazer a Atividade Optativa 11. Para esta atividade, propomos a versão para o português de dois poemas Horácio (Carmina, III-IV). Além disso, há uma série de questões gramaticais de revisão dos conteúdos estudados até o momento. Após concluir a atividade, confira as propostas de tradução e de resolução dos exercícios que disponibilizamos.

 

Baixe a Atividade Optativa Onze

Baixe proposta de resolução da Atividade Optativa Onze 

Atividade optativa 1: Theseus apud Minotaurum e Ariadne (Higino)

 

Após concluir as unidades 1 e 2 do Latinitas, você já pode fazer a Atividade Optativa 1. Para esta atividade, propomos a versão para o português dos textos Theseus apud Minotaurum Ariadne, de Higino. Além disso, há uma série de questões gramaticais de revisão dos conteúdos estudados até o momento. Após concluir a atividade, confira as propostas de tradução e de resolução dos exercícios que disponibilizamos.

 

Baixe a Atividade Optativa Um:     PDF   |   WORD    

Baixe proposta de resolução da Atividade Optativa Um:   PPT   |   PDF   

Atividade optativa 2: Canes per fluuium carnem ferens (Fedro)

 

Após concluir as unidades 3 e 4 do Latinitas, você já pode fazer a Atividade Optativa 2. Para esta atividade, propomos a versão para o português da fábula de Fedro Canis per fluuium carnem ferens (I, 4). 

 

Baixe a Atividade Optativa Dois:       PDF    |    WORD

Baixe proposta de resolução da Atividade Optativa Dois:    PPT    |    PDF

bottom of page