top of page

Festa de lançamento

do Latinitas

Por ocasião do II Encontro de Estudos Clássicos da Bahia e do V Encontro Nacional de Professores de Latim, o Museu de Arte Sacra da Bahia acolheu, em confraternização, os participantes do evento, momento em que foram lançados os dois volumes da coleção “Latinitas: leitura de textos em língua latina”, da autoria de José Amarante (UFBA).

 

Com vista deslumbrante para o mar e localizado no Centro Histórico de Salvador, o Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia guarda em sua história a preservação da Arte Sacra Luso-brasileira, uma das mais importantes registradas até então.

Todo o conjunto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), como patrimônio nacional, desde 1938, e está localizado no Centro Histórico de Salvador, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985.

 

Fonte: www.conhecendomuseus.com.br

A Bahia receberá o V Encontro Nacional de Professores de Latim

em seu II Encontro de Estudos Clássicos

Nos dias de 22 a 24 de abril de 2015, o Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia, realizará o II Encontro de Estudos Clássicos e será a sede do  V Encontro Nacional de Professores de Latim, evento que teve a sua quarta edição realizada em novembro de 2014, em João Pessoa, na Paraíba, momento em que se constatou a demanda pela estruturação de uma associação brasileira de professores de latim. Assim, o grupo de professores presentes decidiu pela realização de um encontro num prazo mais curto, de forma a que as demandas levantadas pudessem ser já encaminhadas. A programação deste encontro na Bahia, então, visa tentar conseguir que os esforços e as discussões de todos os encontros passados - desde 2010 - se concretize e ganhe corpo.

 

Com um número expressivo de professores da Bahia no encontro, entre eles, os professores José Amarante (UFBA), Tereza Pereira do Carmo (UFBA), Renato Ambrósio (UFBA), Jaciara Ornélia (UNEB), Telma Garrido (UEFS), a plenária escolheu a cidade de Salvador para sediar este V Encontro, sob a responsabilidade da UFBA e da UNEB.

 

Seguindo o modelo já proposto em outros encontros e bem experimentado em João Pessoa, este encontro de 2015, para além de receber trabalhos das diversas áreas dos estudos clássicos, em seus simpósios temáticos, procurará também promover um balanço dos últimos cinco anos de encontros de professores de latim. Além disso, busca-se vislumbrar perspectivas para o futuro do grupo. À nossa frente, alguns desafios se mostram: a criação de uma associação, a vinculação do grupo à SBEC, a organização de um novo site, com espaço de cadastro e de interação entre os membros, a criação de uma pós-graduação interinstitucional em Letras Clássicas para o Nordeste, cuja sede proposta pela plenária do último encontro é a UFPB. Para começar a participar de nosso evento, visite o nosso fórum e ajude com seus comentários. É isso mesmo, queremos que nosso evento e nossas discussões comecem on-line e antes do evento em si.

 

 

Desde já, sejam muito bem-vindos à Bahia

A Comissão Organizadora

EVENTOS

bottom of page